sábado, 18 de setembro de 2010


O município de União por conta de está nas extremidades de Teresina, e fazer limite com a mesma, participa do roteiro integrado chamado Caminho entre Rios. Esse roteiro engloba os municípios de Altos, José de Freitas, Castelo do Piauí, Campo Maior, Buriti dos Montes, União e a capital Teresina. Ele tem como intuito explorar e desenvolver as potencialidades turísticas desses municípios. O município de União pretende trabalhar com o Turismo Rural, explorando as propriedades rurais da zona rural. Entretanto, União não possui apenas o turismo rural como potencialidade para o turismo. A zona rural do Município está repleta de encantos e recantos que merecem ser trabalhadas e dada mais atenção. A cultura, as tradições, e uma vasta gama de recursos naturais, entre zona urbana e rural, estão prontas para serem exploradas e conhecidas. Bem, elenquei através de um pequeno mapa que eu mesmo fiz, alguns pontos de referancia para o turismo no município de União. São atrativos naturais, culturais, místico e algumas de caráter histórico/ cultural.
1- NAUFRÁGIO DO VAPOR FLORIANO: Trata-se de um atrativo natural com atmosfera histórica. Há 25 km do centro de União, no povoado Liberdade, se encontra um dos atrativos mais misteriosos e importantes do município. No ano de 1946, naufragou no lugar “Porto das Pedras”, uma das embarcações mais importantes da primeira metade do século XX no tráfego do Rio Parnaíba. Tratava-se do Vapor Floriano. Essa embarcação transportava pessoas e mercadorias do porto de União até o litoral piauiense. No local do naufrágio se encontra ainda intacta, sua caldeira a vapor feita de ferro. Durante o verão, é possível visualizá-la. É provável que com o mergulho se encontrem outras novidades.
2- O VAQUEIRO: O desenho que consta no mapa faz referencia a importancia que a figura do vaqueiro tem no município. Hoje a cidade de União é conhecida como a cidade do Vaqueiro. Sua importancia para a cultura do município vem desde o início da fundação do povoado Estanhado, quando ainda era uma fazenda de gado. Hoje se encontra em faze de acabamento o Museu do Vaqueiro, que irá guardar o passado e as lembranças dessa cultura tão magnífica.
3- CAVERNA DA ALBINA: Trata-se de uma pequena caverna, que durante a Guerra dos Balaios serviu de esconderijo para uma mulher de nome Albina, que fugindo da guerra passou a morar nessa caverna que fica bem perto de um pequeno olho d’água. A mesma saia para caçar alimentos e até matava pessoas para não ser descoberta. De acordo com o que conta a história, ela teria sido descoberta por um camponês que contou a um legalista que patrulhava a região, e por ele foi alvejada com um tiro quando saia da caverna. No local existe um amontoado de pedras onde teria ela sido sepultada. O local é munido de história e mistérios.
4- MORRO DAS TRINCHEIRAS: Também conhecido como “Morro das Caeiras”, esse atrativo está há 25 km da sede do município. O local também é munido de muita história. O lugar possui indícios de ter sido palco de batalhas na Guerra da Balaiada, provavelmente entre rebeldes e forças legais. Acredita-se que no local os rebeldes se entricheiravam para combater os legalistas. Em algumas visitas feitas ao morro foram encontradas antigas balas. Do seu cume é possível vinslumbrar a paisagem do entorno, e as copas das árvores, em particular a dos babaçuais, comuns na região.
5- CACHOEIRA DA FORMOSA: ; Localizada na localidade Formosa, há 28 km do centro de União, é uma queda d’água que no período invernoso propicia banhos e a contemplação da natureza, sendo viável também fazer piqueniques. O local ainda possui outras pequenas cachoeiras e córregos que embelezam o lugar. É viável as práticas do ecoturismo e do turismo ecológico. De acordo com o mapa, mais adiante está a Serra do Saco. É um conjunto de morros com altitudes elevadas que se configuram como um dos pontos mais altos do município de União.
6- VALE DO TUCUNARÉ: ; Trata-se de um local rico em natureza e com aspectos campesinos. O mesmo tem vocação para as práticas do ecoturismo e do turismo rural. Localiza-se há cerca de 18 km da cidade, na localidade Alto São José. O local é de propriedade privada, e tem uma estrutura similar a de um hotel-fazenda, dispondo de serviços de hospedagens em rústicos xales, construídos do talo do babaçu. O lugar é muito procurado para realizar encontros e retiros. O mesmo fica as margens do rio Parnaíba, munido de restaurante especializado na cozinha local. Inclusos em sua estrutura, existem açudes, onde é possível pescar e nadar, espaços para a prática de esportes, como o vôlei, canoagem e arborismo, além de uma tirolesa e trilhas ecológicas.
7- ILHA DA CONCEIÇÃO: A Ilha da Conceição como é chamada, na verdade é uma grande banco de areia (coroas) no leito do Rio Parnaíba. A mesma mesmo em período de cheias não desaparece. Fato esse que talvez atraiu o Major Fidié a acampar na ilha durante uma semana, logo após a Batalha do Jenipapo.
8- EMPAREDADO: O Emparedado é um morro de mais ou menos 1 km de extensão, protegido por um grande paredão. O local é de difícil acesso, há 15 km da cidade, no lado maranhense. Barqueiros e pescadores o retratam como um lugar de beleza incomum, onde ainda se encontram preservadas, algumas espécies de peixes antes comuns na região, como o surubim, o matrinchan e a Arenque, peixe típico do município. O local é onde o rio atinge sua maior profundidade, e é ainda pouquíssimo conhecido pela população.
9- ESTAÇÃO ALNILAN: Trata-se de um lugar bastante interessante e curioso. Localiza-se na zona rural de União, na localidade Gameleira. O lugar desperta a curiosidade de muita gente por conta das possíveis aparições de OVNI’s (objetos voadores não identificados), cujo os moradores locais acreditam terem vistos pela região. A Estação é uma estrutura de 80 metros de diâmetro, construído no local das aparições, conhecido também como “discoporto”e “mandala da paz”. O local presta serviços e trabalhos exotéricos e espirituais, e é visitado por jornalistas, ufólogos e o povo em geral.

Bem, espero que tenham gostado dessa viagem, e em breve postarei mais novidades. Pretendo trabalhar esses temas na produção do meu projeto de Monografia.

3 comentários:

  1. O nosso Piauí é rico em atrativos que além da beleza podem gerar renda para a comunidade através do Turismo, iniciativas como a sua nos motivam a seguir em frente na certeza da mudança de visão em relação a atividade turistica!!! Sucesso

    ResponderExcluir
  2. O piauí é belo mas a infraestrutura e interesse dos governantes em explorar suas potencialidades eh triste. Gostei do blog, senti vontade conhecer União.

    ResponderExcluir